Projeto “Praias sem Barreiras”

praias s barreiras

 

PDF - PROJETO PRAIAS SEM BARREIRAS

 

“A atitude Terapêutica como elemento facilitador na abordagem e prestação do serviço."

“O ir e sentir as sensações do banho do mar, usufruindo desse momento."

 Apresentamos o Vídeo de divulgação do Projetoframe video

"Água como meio facilitador de novas experiências favorecendo o relaxamento e privilegiando a socialização.”

 

Projecto pioneiro em Portugal, na praia do Cabedelo em Viana do Castelo,

em Julho de 1999.

Do projecto faz parte um equipamento, o ”Tiralô®, designado por alguns como um anfíbio, pois tanto anda no mar como na terra. A sua apresentação em Portugal foi nas jornadas “Mer et Handicap”, na “Exposição Universal de Lisboa” (EXPO 98), por Brigitte Berckmans e Ramon Espi.

O ”Tiralô®” foi criado por Robert Gigliot e foi executado num centro de ajuda pelo trabalho (CAT de Jurançon) e mais tarde adaptado pelo hospital “Marin de Hendaye” em França.

Recebeu a medalha de Bronze, pela Comissão Europeia, na categoria de inserção social em 1995, através do projecto Hélios II. Foi-lhe concedido o prémio do “Prix du Loisin”, no “Salon Autonomie” em 1996.

Em Maio de 1999 o ”Tiralô®” foi apresentado, em Viana do Castelo, pela equipa técnica de Hendaye em conjunto com o seu criador. Nessa altura foi assinado um protocolo com a Câmara Municipal e a APPACDM de Viana do Castelo, protocolo esse que se mantém ainda hoje.

Projecto de parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo, entidade financiadora e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) que organiza e supervisiona através da sua equipa de Terapeutas.

O objectivo consta em organizar a acessibilidade à praia e ao banho, criando infra-estruturas e equipamentos específicos, facilitando o acesso a todas as pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a qualidade de vida usufruindo em pleno dos benefícios do meio aquático.

Os destinatários são pessoas com mobilidade reduzida, temporária ou não, pertencentes a instituições públicas, privadas ou a titulo particular.

A equipa que intervém directamente no projecto “Praias sem Barreiras” é constituída por um terapeuta responsável pelo serviço e três ou quatro voluntários sendo estes angariados em estabelecimentos de ensino superior nas áreas de saúde e educação.

Em 2005 foi introduzido um novo espaço no projecto, praia da Amorosa.

Viana do Castelo, 28 de Outubro de 2005    

 

INSCREVE-TE COMO VOLUNTÁRIO para 2020

FICHA DE INSCRIÇÃO

                  praias sem barreiras 2019                 voluntários praias 2019