"Um projeto de Vidas" - 45 anos APPACDM

A APPACDM de Viana do Castelo, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental celebrou, de 13 a 21 de maio de 2017, o seu 45º aniversário com o slogan

 

“UM PROJETO DE VIDAS”.

No dia 13 de Maio abriu uma exposição fotográfica “Vidas”, em três distintos espaços na Vila de Ponte de Lima: Casa da Terra, Biblioteca Municipal e Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

Numa exposição coletiva, entre amadores e profissionais, estiveram reunidas obras fotográficas numa igualdade de oportunidades.

O ponto alto da exposição assinalou-se na sua inauguração, dia 13 de maio, com o Verde de Honra, amavelmente, servido no espaço Casa Terra, assinalando o aniversário de APPACDM de Viana do Castelo, simbolizado na entrega de uma flor a todos os presentes.

Entre colaboradores do Centro de Reabilitação de Ponte de Lima, familiares de clientes, Presidente da APPACDM e demais individualidades da Câmara Municipal de Ponte de Lima, foram muitos os que quiseram marcar presença neste evento e afirmar a proximidade das parcerias.

       vidas pl 1 thumb  vidas pl 2 thumb  vidas pl 3 thumb  vidas pl 4 thumb 

Visite também  Arquivo Municipal de Ponte de Lima    logo facebook   Casa da Terra Ponte de Lima

 

A Sessão Solene, foi realizada em Viana do Castelo no dia 15 de Maio, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal que contou com a presença do Ex.mo Sr Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Ex.mo Sr Presidente da APPACDM, do Ex.mo Sr Diretor da Segurança Social, do Ex.mo Sr Diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional, do Ex.mo Sr Presidente da CNIS- Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e do Professor Doutor Miguel Angel Verdugo da Universidade de Salamanca, para além de representantes de outras instituições, parceiros, formandos, num total de cerca de 150 pessoas que contaram, no final, com um bolo de aniversário comemorativo.

Nesta ceriomónia foi anunciada a atribuição do título de Associado Honorário ao Ex. Sr Engº José Maria Costa, atual presidente da câmara, assim como à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, por relevantes serviços prestados à Associação.


 solene 1 joca thumb     Fotografia de Joca Fotógrafos     Visite também  logo facebook  Câmara Municipal de Viana do Castelo

 

No dia 16 de Maio, “Remar Rumo a um Projeto de Vida” foi o título de uma atividade desportiva realizada pela Delegação de Valença da APPACDM, junto ao rio Minho, no Parque Natural da Srª da Cabeça que envolveu cerca de 100 participantes oriundos de todo o país.

A atividade contou com a colaboração da Anddi Portugal, da Federação Portuguesa de Remo, da Associação Desportiva e Cultural da Juventude de Cerveira  e apoio da Câmara Municipal de Valença, Cruz Vermelha de Valença e Sociedade recreativa Segadense de Cristelo- Covo.

Com este evento pretendeu-se sensibilizar a comunidade para a importância do desporto na criação de Projetos de Vida com qualidade, mediante promoção de bem estar físico, mental  e social, independentemente da idade ou das características individuais de cada um, aproveitando o Rio Minho como elemento unificador sem fronteiras nem barreiras entre Portugal e Espanha.

       remar 1 thumb  remar 4 thumb  remar 6 thumb  remar 9 thumb   Visite também Altominho.TV

 

Já no dia 17 de Maio foi realizada a atividade “Jogos de Uma Vida”, na Praça da República de Viana do Castelo, organizada pelo CAO João Barreto e Lar Residencial 3 de Julho.

Durante a manhã, toda a comunidade vianense foi convidada a participar e jogar três jogos tradicionais: o jogo das malhas, o jogo das latas e o jogo do galo, todos em tamanho XXL.

 jogos xxl 1 thumb  jogos xxl 2 thumb  jogos xxl 3 thumb  jogos xxl 4 thumb

 

No mesmo dia 17 de Maio, a atividade organizada pela Delegação de Ponte da Barca da APPACDM, “Dá Música à tua Vida” foi dirigida às IPSS's do Concelho.

Este evento contou com uma representação de dança de um grupo de jovens desta Delegação, seguido de atuações dos artistas Augusto Canário, Zezé Fernandes, Valter São Martinho, Cristina Sá e do baixista Rui Dantas.

Foi sem dúvida um momento de partilha e de felicidade para todos os participantes.

45 aniv barca 1 thumb  45 aniv barca 2 thumb  45 aniv barca 5 thumb  45 aniv barca 7 thumb   Visite também logo facebook Município de Ponte da Barca

 

O dia 18 de Maio, foi marcado por um “Logotipo Humano".

Logotipo organizado pela Delegação de Monção da APPACDM com a participação de várias entidades da comunidade local, daí a atividade ter sido designada de logotipo humano.

Para a realização deste evento foram convidados diversos entidades do município, estando presentes no logotipo humano: o agrupamento de escolas de Monção, a Escola Profissional do Alto Minho - EPRAMI, o Colégio do Minho - polo de Monção, o Jardim de Infância da Santa Casa de Misericórdia de Monção e os clientes da Delegação de Monção da APPACDM, formando a imagem do logotipo da APPACDM com a presença de 350 pessoas.

       logo humano 1 thumb  logo humano 2 thumb  logo humano 3 thumb  logo humano 4 thumb   Fotografias de Paulo Jorge Moreira Esteves

        Visite também logo facebook  Município de Monção Altominho.TV

 

Em Viana do Castelo, às 14h00 do mesmo dia 18 de Maio, o Centro de Atividades Ocupacionais do Cabedelo, organizou uma "Caminhada para Todos".

Para todos porque o  objetivo foi convidar todas as pessoas que estivessem interessadas a conhecerem um percurso pedestre de fácil acesso e que poucas dificuldades colocava a quem o cumprisse, mesmo tendo dificuldades de locomoção ou necessitando de utilizar cadeira de rodas.
A caminhada teve inicio junto das instalações do CAR Surf, no pinhal do Cabedelo, e prolongou-se até à praia do Rodanho, tendo os participantes regressado ao ponto de partida pelo mesmo caminho.

Participaram 130 pessoas nesta iniciativa, unanimemente considerada como muito agradável.

      caminhada 1 thumb  caminhada 2 thumb  caminhada 3 thumb  caminhada 4 thumb

 

No dia 19 de Maio a “Paleta de sabores”, na Praça da República de Viana do Castelo já se tornou uma tradição do Centro de Atividades Ocupacionais das Ursulinas que desde há cerca de dez anos pretende manter, tendo em conta as narrativas entusiásticas do público em geral, de pais e dos colaboradores.

O nome que foi dado relaciona-se com as cores dos manjares doces e salgados que se apresentam e que se constituem quase como a paleta de diferentes cores.
O convívio com as pessoas que visitam a tenda, os esclarecimentos dados sobre as diferentes dinâmicas da APPACDM em geral e do Centro de Atividades Ocupacionais em particular, tornam esta proposta gastronómica um importante momento de convívio, divulgação e esclarecimento sobre a vida e o trabalho desta Instituição.

Este ano e por ser o mês de Maio, mês do aniversário da APPACDM, foi feita também uma feijoada exclusiva que esgotou em pouco tempo e que foi para todos um sucesso inesperado! A população vianense sempre nos surpreende pela positiva.

paleta 3 thumb  paleta 1 thumb  paleta 2 thumb  paleta 4 thumb

 

Em simultâneo, “APPACDM na Comunidade” foi uma atividade realizada às 10:30 pelo Centro de Reabilitação de Prado - Delegação de Melgaço da APPACDM.

Esta atividade com a colaboração da Câmara Municipal, Santa Casa da Misericórdia e Agrupamento de Escolas de Melgaço.

O dia iniciou na Praça da República de Melgaço com atelieres ao vivo, seguido de um campeonato intergeracional de BOCCIA entre seniores da Santa Casa da Misericórdia e os clientes do Centro de Reabilitação de Prado.

No sentido de sensibilizar e alertar a comunidade para as barreiras arquitetónicas e as dificuldades no dia à dia das pessoas com mobilidade reduzida, foi realizada uma atividade com os alunos de uma turma de 7º Ano do Agrupamento de Escola com um percurso de obstáculos em cadeira de rodas que permitiu aos participantes experienciar estas dificuldades.

A atividade foi um sucesso e permitiu um alegre e salutar convívio entre todos os participantes.

 app comunidade 1 thumb  app comunidade 3 thumb  app comunidade 4 thumb  app comunidade 5 thumb

 

No sábado, dia 20 de Maio, as comemorações atingiram o seu ponto alto com uma atividade altamente inovadora e inclusiva:

“Viana Moda Para Todos”. Tendo-se revestido de muito glamour, beleza, cor e animação, este certame revelou-se um grande sucesso tendo-se atingido todos os objetivos desta iniciativa.

Contou com algumas lojas da cidade, cabeleireiros, maquilhadores, lojas de acessórios e jóias, para além de muita música animada pelo DJ João Enes, dança pelo grupo “Em Movimento” e pela coreógrafa Inês Alves, para além da Big Band Zé Pedro.

Este desfile de moda foi apresentado pelo apresentador da Porto Canal, Ricardo Couto e contou com a parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Associação Zé Pedro, da Associação Empresarial de Viana do Castelo e com a Soláris.
 

 moda todos 1 abelo thumb  moda todos 2 abelo thumb   Fotografias de Arménio Belo   logo facebook    

moda todos 3 joca thumb  moda todos 4 joca thumb  Fotografias de Joca Fotógrafos   logo facebook

A direção da APPACDM agradece muito encarecidamente a todos os que direta ou indiretamente colaboraram com todas estas iniciativas.
Em conjunto, contribuímos para a construção de uma sociedade inclusiva!...

 

logo projeto vidas

EQUASS - Excellence

excellence equass

CAO Centro de Atividades Ocupacionais - UrsulinasCAO Centro de Atividades Ocupacionais - João BarretoCAO Centro de Atividades Ocupacionais - ValençaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - Ponte da BarcaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - MonçãoCEPVI - Centro de Emprego Protegido de Viana do CasteloCentro de Educação e Formação Profissional de AreosaCentro de Reabilitação de Prado - MelgaçoCentro de Reabilitação de Ponte de LimaBENJAMIM - Centro de Acolhimento TemporárioCAO Centro de Atividades Ocupacionais - CabedeloResidências