Canyoning, um desporto de Natureza e Aventura

Canyoning, um desporto de Natureza e Aventura

Foi no passado dia 7 de outubro, que a Ermida de Entre Ambos os-Rios, Ponte da Barca, em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, foi o local escolhido para que alguns dos clientes da APPACDM de Viana do Castelo, nomeadamente das delegações de Ponte da Barca e Ponte de Lima, usufruíssem de um “canyoning”.

Este é um desporto de natureza e aventura, que nos conquistou logo na 1ª edição em 2011, e que após uma interrupção em 2012, implementou-se e já segue na sua 6ª edição.

Todas as edições contam sempre com um padrinho, tendo já contado com a participação de Thomas Kracker, chefe de equipa da ADIDAS Canyoning TEAM, João Tomás, ex-jogador profissional de futebol, conhecido jogador do Benfica e seleção nacional e o conhecido modelo português Afonso Vilela.

canyoning 1 thumb   canyoning 2 thumb   canyoning 3 thumb   canyoning 4 thumb

Nesta 6ª edição, o padrinho foi Jorge Pereira, presidente da ASSOCIAÇÃO MOBILITAS, associação essa que tem desempenhado um papel fundamental na promoção da acessibilidade no Desporto.

“A iniciativa foi um sucesso.” refere Jorge Pereira salientando a importância destas atividades, nomeadamente a possibilidade de permitir que pessoas com mobilidade reduzida tenham também a oportunidade de vivenciar estes momentos. Foi uma experiência fantástica para todos, descer os rios por trilhos de água entre paisagens únicas! ”, revela o presidente da Associação Mobilitas.
 
À iniciativa ainda se juntou o Afonso Vilela, conhecido modelo português e vencedor do concurso Masterchef Celebridades. Afonso Vilela foi padrinho da 5ª edição, mas não pode deixar de participar novamente nesta iniciativa até porque, “as pessoas esboçaram sorrisos surpreendentes, reveladores de genuína felicidade, pela experiência única que passaram”.
Afonso Vilela vê a iniciativa como uma ação de grande responsabilidade e extrema importância.

“Todos nós temos a obrigação de diminuir as barreiras de acesso e fazer o maior esforço por tornar possível a qualquer cidadão a prática de desportos menos convencionais, como é o caso do canyoning”, salienta o modelo.
 
Este é o principal motivo que leva Joel Pereira, sócio da empresa organizadora, Tobogã, a envolver-se de tal forma que nos garante sempre uma nova edição.

canyoning 8 thumb   canyoning 9 thumb   canyoning 10 thumb      canyoning 11 thumb

“Pretendemos continuar a organizar mais iniciativas neste âmbito, reforçando a aposta da empresa no Turismo Acessível, para Todos, democratizando o Turismo de Natureza e Aventura no Parque Nacional da Peneda-Gerês.”

Joel Pereira explica que “este tipo de actividades têm como principal objectivo dinamizar o turismo local através do contacto directo com a Natureza e a Aventura. Optando pela dinamização de uma atividade para os clientes da APPACDM pretende-se dar a conhecer a região de uma forma diferente, e do valor do Turismo para as comunidades locais pelo que a ação tem igualmente um cariz educativo”.
 
A iniciativa teve um acompanhamento técnico especializado, com alunos do Mestrado em Desporto Natureza da Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço, guias profissionais da empresa com largos anos de experiência e com Certificado Profissional da CIC (Comissão Internacional de Canyoning), e ainda a intervenção do Grupo de Protecção e Socorro da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana.

A participação da GNR através da sua unidade especial - GIPS, equipa de Busca e Resgate em Montanha, que estiveram presentes a realizar a prevenção de riscos da atividade, foi também fundamental no sucesso da iniciativa.
Após a experiência de canyoning todos tiveram ainda a possibilidade de conhecer e experimentar uma bicicleta “Trike”, uma bicicleta de três rodas que possibilita a pessoas com mobilidade reduzida ou com problemas ao nível das costas usufruir de um passeio de bicicleta.

canyoning 5 thumb   canyoning 12a thumb

Agradecemos assim, fundamentalmente à TOBOGÃ, Desporto, Aventura e Lazer, e a todos os seus  parceiros no projeto, nomeadamente:

- Associação Mobilitas
- Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Entidade de Turismo Porto e Norte, EP.
- Junta de Freguesia de Entre Ambos os Rios, Ponte da Barca
- Viana Terra Náutica
- KTM bikes (Castanheira e Castanheira, Lda.)
- BLISQ
- BPI
- ECDC PORTUGAL
- Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal
 
A todos o nosso MUITO OBRIGADO.

      logo PB PL2

canyoning 7 thumb

EQUASS - Excellence

excellence equass

CAO Centro de Atividades Ocupacionais - UrsulinasCAO Centro de Atividades Ocupacionais - João BarretoCAO Centro de Atividades Ocupacionais - ValençaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - Ponte da BarcaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - MonçãoCEPVI - Centro de Emprego Protegido de Viana do CasteloCentro de Educação e Formação Profissional de AreosaCentro de Reabilitação de Prado - MelgaçoCentro de Reabilitação de Ponte de LimaBENJAMIM - Centro de Acolhimento TemporárioCAO Centro de Atividades Ocupacionais - CabedeloResidências