Seminário “O Outro Lado da Deficiência Mental”

Foi no dia 24 de Novembro que decorreu o seminário

“O Outro Lado da Deficiência Mental”

que resultou de um trabalho de parceria entre a Delegação de Monção da APPACDM e a Unidade de Cuidados Continuados de Monção, tendo esta sido uma actividade proposta para integrar o Plano Anual de Atividades do CLAS (Conselho Local de Acção Social
) de Monção.

Após parecer positivo do CLAS para a realização do seminário, foi feito um convite ao Departamento de Psiquiatria da ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho) de Viana do Castelo que aceitou o desafio e tornou-se parceiro na organização deste evento.

cartaz seminario moncao thumbEste evento contou com o apoio da Escola Profissional do Alto Minho (EPRAMI) através da cedência do espaço, com a Fundação Caixa Agrícola do Noroeste pelo apoio logístico, com o Laboratório de Análises Clínicas Dr.ª Helena Rodrigues pelo apoio no coffee break, bem como com a Câmara Municipal de Monção que patrocinou os almoços a todos os oradores.

 

Dado que associados a esta problemática estão profissionais que integram diversas áreas, fomos contactando com realidades que se tornam verdadeiras oportunidades de aprendizagem e crescimento. Este seminário constituiu mais uma oportunidade, uma vez que a partilha de experiências entre os vários profissionais, fez emergir várias inquietações, tanto nas questões relacionadas com a saúde mental e com o enquadramento jurídico, como noutras questões deixadas no silêncio, maioritariamente relacionadas com os afectos, desejos, os sentimentos e outras manifestações da sexualidade da pessoa com deficiência intelectual.

Neste sentido, foram apresentados e discutidos temas relativos à psiquiatria na deficiência intelectual, tendo em conta as várias faixas etárias, autismo, sexualidade, interdição e inabilitação e o enquadramento jurídico, entre outros. Para tal, considerou-se fundamental convidar moderadores e oradores com uma vasta experiência, conhecimento multidisciplinar e de valor reconhecido na área da reabilitação e da saúde mental.

Este seminário teve por objectivo ser promotor de divulgação de boas práticas na área da deficiência intelectual nas suas diferentes vertentes, potenciando a troca de experiências e a construção de pontes entre os vários saberes.

 

PDF - PROGRAMA

logot moncao png

EQUASS - Excellence

excellence equass

CAO Centro de Atividades Ocupacionais - UrsulinasCAO Centro de Atividades Ocupacionais - João BarretoCAO Centro de Atividades Ocupacionais - ValençaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - Ponte da BarcaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - MonçãoCEPVI - Centro de Emprego Protegido de Viana do CasteloCentro de Educação e Formação Profissional de AreosaCentro de Reabilitação de Prado - MelgaçoCentro de Reabilitação de Ponte de LimaBENJAMIM - Centro de Acolhimento TemporárioCAO Centro de Atividades Ocupacionais - CabedeloResidências