Formação em Técnicas de Pintura CRPL

Formação em Técnicas de Pintura - Centro de Reabilitação de Ponte de Lima

Decorreu entre os dias 8 e 12 de janeiro, no CRPL, uma formação direcionada aos clientes que têm vindo a desenvolver um trabalho de autor, na área das artes plásticas.

Esta iniciativa reflete a aposta no trabalho oficinal, único, livre e artístico, e o facto de sentirmos a necessidade de reunir no mesmo espaço os maiores interessados nesta área, com vista à formação de pessoas que possam coorientar ateliers com diferentes públicos.

Ao longo destes cinco dias, numa formação de 30 horas, seis autores partilharam o mesmo espaço e testaram técnicas no âmbito da pintura a acrílico;

discutiram interesses e temáticas explorando novas formas;

abriram horizontes quanto às potencialidades da cor, assim como a um manancial interminável de temáticas.

Consideramos que este pode ser o ponto de partida para que cada um, com o seu olhar, sentir e saber, possa desenhar o seu percurso, recorrendo à arte como meio de comunicar e interpretar o mundo que o rodeia.
O sucesso desta iniciativa, foi manifestado por todos os participantes, que demonstraram interesse em reproduzir esta formação alargando a participação a outros interessados.

Neste sentido, pretende-se que este grupo piloto venha no futuro a coorientar ateliers/ oficinas, o que implicará uma formação contínua ao longo do tempo.

 pintura crpl 1 thumb              Logo PLima

Deixamos o testemunho dos participantes:

Alice: “Gostei muito. Foi importante para mim. Gostei dos meus trabalhos. Nunca tinha pintado quadros e quero repetir. Gostei do grupo, foi muito tranquilo.”

Goreti: “Foi importante para fazer diferentes desenhos. Gostei de tudo. No inicio estava um pouco stressada mas foi muito importante para me acalmar. Adorei a experiência de pintar o painel, nunca pensei que fossemos terminar”.

Rui: “Gostei de tudo, mas tive dificuldade em pintar o rosto. Gostei muito da experiência de pintar em madeira e de fazer desenho do corpo. Gostava de continuar a trabalhar e melhorar técnicas de desenho”.

Márcio Torres: “O que mais gostei foi de desenhar as raparigas, pintar quadros e arrumar a sala”.

Tiago: "Foi muito bonito trabalhar com este grupo, correu muito bem. Soubemos pedir ajuda uns aos outros, foi um grupo bem escolhido. Sinto que faltou a pintura a óleo e que os meus desenhos não ficam perfeitinhos, mas agora vou aprender. Agora vamos ajudar os que não estiveram nesta formação e vamos ensinar o que aprendemos”.

João Puga: “Gostei, foi muito giro. Gosto de pintar os meus quadros à minha maneira.”

EQUASS - Excellence

excellence equass

CAO Centro de Atividades Ocupacionais - UrsulinasCAO Centro de Atividades Ocupacionais - João BarretoCAO Centro de Atividades Ocupacionais - ValençaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - Ponte da BarcaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - MonçãoCEPVI - Centro de Emprego Protegido de Viana do CasteloCentro de Educação e Formação Profissional de AreosaCentro de Reabilitação de Prado - MelgaçoCentro de Reabilitação de Ponte de LimaBENJAMIM - Centro de Acolhimento TemporárioCAO Centro de Atividades Ocupacionais - CabedeloResidências