DESPORTO PARA TODOS

APPACDM de Viana do Castelo colabora no desenvolvimento de fato adaptado “Holistic”

Escola de surf trabalha em conjunto com a instituição vianense para reduzir barreiras aquáticas, desenvolvendo um fato para adaptado para pessoas com deficiência.

O projeto foi desenvolvido pela técnica de reabilitação psicomotora Rita Vintém e os professores de Educação Física Rui Mendes e Bruno Sousa, ambos monitores na Acrobatic Wave School.

Através da experiência do ensino de surf e com o contacto com a deficiência, sentiram a necessidade de criar um fato diferente e inovador, um fato que permitisse qualquer indivíduo, independentemente da sua condição, o acesso ao meio aquático de forma plena e segura.

Este fato tem como objetivo minimizar a dificuldade do primeiro desafio da prática de Surf, que é “vestir o fato”.

O fato “holistic” na sua origem tem como palavra chave autonomia, na medida em que as adaptações feitas permitem que um individuo com alterações físicas e/ou motoras sejam capazes de se vestir autonomamente ou com menos dependência de terceiros.

A inovação deste fato recai sobretudo nas adaptações feitas, nas zonas de maior dificuldade à passagem dos membros, do revestimento interno de neoprene que permite um melhor isolamento térmico e dos flutuadores existentes que, para além de desempenharem um papel securizante, permitem uma elevação adequada do tronco específica para esta modadidade, aumentando o campo de visão e experiência sensorial.

No dia 18 de abril de 2018, a Acrobatic Wave Shool e a APPACDM de Viana do Castelo assinaram um  protocolo de parceria para em conjunto “melhorarem a acessibilidade aquática das pessoas com deficiência”.

Desde então este fato já tem sido utilizado por utentes da APPACDM de Viana do Castelo com supervisão de técnicos (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e técnico de reabilitação psicomotora) e já se estudam novos desenvolvimentos do mesmo.

protocolo

desporto p todos

 

VISITE TAMBÉM

 

EQUASS - Excellence

excellence equass

CAO Centro de Atividades Ocupacionais - UrsulinasCAO Centro de Atividades Ocupacionais - João BarretoCAO Centro de Atividades Ocupacionais - ValençaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - Ponte da BarcaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - MonçãoCEPVI - Centro de Emprego Protegido de Viana do CasteloCentro de Educação e Formação Profissional de AreosaCentro de Reabilitação de Prado - MelgaçoCentro de Reabilitação de Ponte de LimaBENJAMIM - Centro de Acolhimento TemporárioCAO Centro de Atividades Ocupacionais - CabedeloResidências