MÊS DA SEGURANÇA

O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado no dia 28 de Abril como forma de homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Este dia foi oficialmente instituído, através da Resolução n.º 44/2001, sendo recomendado no âmbito das respetivas comemorações, a realização de campanhas de informação, formação e prevenção com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.

Neste âmbito, durante o passado mês de Maio, foi assinalado o MÊS DA SEGURANÇA, através de atividades em várias estruturas da APPACDM, que seguidamente serão apresentadas.

    

agir sensibilizacao extintores thumb                  
  • Foram realizados os seguintes Simulacros de Incêndio:

08 de De Maio - Lar Residencial de Monção  agir simulacro lre moncao 2 thumb  agir simulacro lre moncao resgate vitima thumb

15 de Maio - Centro de Atividades Ocupacionais de Monção   agir simulacro cao moncao ponto encontro thumb  agir simulacro cao moncao resgate vitima thumb

21 de Maio - Centro de Atividades Ocupacionais João Barreto da Unidade de Darque

                                                                                                               agir simulacro jb ponto encontro thumb  agir simulacro jb resgate vitima thumb

agir exercicio evacuacao lap moncao thumb

  • Com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Monção, foi possível a realização de um exercício de evacuação em caso de incêndio no Lar de Apoio Ivone Perestrelo (Delegação de Monção) no dia 22 de Maio.
        

 

agir ginastica laboral moncao thumb

 
  • Também se implementou um programa de Ginástica Laboral na delegação de Monção.  A Ginástica Laboral é uma forma de atividade física realizada no horário laboral e que decorre no próprio local de trabalho, tendo como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais.
  • Os trabalhadores auxiliares das residências de Viana realizaram uma intervenção formativa com o objetivo de desenvolver práticas que garantam uma adequada higienização das instalações, prevenindo o risco de infeções e contribuindo para a qualidade dos cuidados para com os clientes.

Para terminar o mês foi realizada, com clientes e colaboradores da Unidade de Darque, uma sessão de meditação.agir meditacao jb thumb

Meditar é fazer com que o nosso consciente se distraia e nos deixe descansar. 

 

Assim foi celebrado o Mês da Segurança na APPACDM de Viana do Castelo.

agir mes seguranca thumb

CAO Centro de Atividades Ocupacionais - UrsulinasCAO Centro de Atividades Ocupacionais - João BarretoCAO Centro de Atividades Ocupacionais - ValençaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - Ponte da BarcaCAO Centro de Atividades Ocupacionais - MonçãoCEPVI - Centro de Emprego Protegido de Viana do CasteloCentro de Educação e Formação Profissional de AreosaCentro de Reabilitação de Prado - MelgaçoCentro de Reabilitação de Ponte de LimaBENJAMIM - Centro de Acolhimento TemporárioCAO Centro de Atividades Ocupacionais - CabedeloResidências