Projeto Centro de Atividades Ocupacionais de Pousa-Monção

O projeto de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) de Pousa cofinanciado pela União Europeia (Norte – 07- 4842 – FEDER- 000068) tem como objetivo a intervenção construtiva de reconversão de uma escola devoluta localizada em Pousa, freguesia e concelho de Monção, para a implementação de um CAO.

Este projeto pretende promover a diminuição de necessidades sociais, sentidas no concelho de Monção na área da deficiência. É esperado que, após a intervenção, 25 pessoas com deficiência mental possam transitar das instalações antigas para um novo CAO, melhorando assim a qualidade dos serviços e dos equipamentos.

Este projeto vai de encontro ao objetivo definido para este eixo prioritário, de inclusão social e pobreza, nomeadamente no que diz respeito a requalificar e adequar a atual rede de serviços e equipamentos sociais.

Desta forma a requalificação deste imóvel irá apoiar a rede de serviços e equipamentos sociais às necessidades da população, contribuindo para que 25 clientes beneficiem desta intervenção em equipamento social de CAO.

A presente candidatura irá gerar como beneficiários diretos não só os 25 clientes (pessoas com deficiência mental moderada a severa) mas também as suas famílias, de forma direta e/ou outros familiares de forma indireta.

Assim, toda a comunidade envolvente beneficiará com a melhoria do atendimento e qualidade de vida dos clientes. De igual forma também os colaboradores (alguns deles pertencentes aos quadros da instituição desde a fundação), beneficiarão da melhoria qualitativa das suas circunstâncias e ambiente de trabalho, contribuindo assim para o bem-estar físico e psicológico dos mesmos.

A realização deste projeto irá contribuir para requalificar um edifício que albergará um equipamento social já existente há mais de 30 anos a apoiar pessoas com deficiência, que tem vindo a sofrer consecutivamente melhorias, sem no entanto conseguir dar resposta adequada, devido às condições da infraestrutura inicial do equipamento.

Dada a grande necessidade de enquadramento de pessoas com deficiência neste concelho, tal como se pode verificar pela lista de espera existente no atual CAO, este novo equipamento terá a capacidade de utilização para 30 clientes.

CO-FINANCIADO POR:

barra feder portugal 2020 2