Viver a Natureza 2019 - Delegação Valença e CAO Areosa

Delegação de Valença e CAO de Areosa juntos na atividade Viver a Natureza  2019
 

Mais uma vez, e tal como já vem sendo hábito, clientes e colaboradores da Delegação de Valença da APPACDM rumaram ao CEIA- Centro de Educação e Interpretação Ambiental de Paredes de Coura,

paredes de coura

       inserido na belíssima paisagem protegida do Corno de Bico para

      3 dias de Campo de Atividades.

 Este ano, pelo segundo ano consecutivo, alargou-se o convite a um conjunto de clientes e técnicos do CAO de Areosa, num espírito de partilha, amizade e Benchmarking.

 

 

Foram realizadas inúmeras atividades relacionadas com o conhecimento e exploração da fauna e flora envolventes;

trilhos pedestres; atividades de expressão corporal; atelier artístico (Corpo, Mancha e Palavra); Karaoke; baile e Jogos da Amizade.

Do atelier artístico resultou um mural itinerante que permanecerá em exposição em ambas as estruturas.

O Karaoke e os Jogos da Amizade ilustraram de forma excecional a interação e cooperação entre os vários participantes, os quais formaram um grupo coeso, interativo e particularmente dinâmico.  De salientar ainda as criativas e saborosas medalhas de bolacha com que os atletas foram premiados.

A exemplo de anos anteriores esta atividade só foi passível de ser realizada mediante o Protocolo de Cooperação com o Município de Paredes de Coura, que nos permitiu usufruir do alojamento e atividades de forma gratuita, ficando apenas a cargo da instituição o custo da alimentação e transporte (sendo que o transporte é subsidiado pela Câmara de Valença).

Agradecemos mais uma vez a hospitalidade com que nos acolheram e a tradicional visita dos Vereadores sempre repleta de carinho e emoção, lembrando a cada ano os nomes dos vários jovens que por ali têm passado ao longo dos últimos cinco anos.  

      ceia 2019 1 thumb  ceia 2019 2 thumb  ceia 2019 3 thumb  ceia 2019 4 thumb

Este ano estiveram presentes nesta atividade 41 participantes esgotando totalmente a capacidade das camaratas.

ceia 2019 5 thumb   ceia 2019 6 thumb  ceia 2019 8 thumb                                   ceia 2019 7 thumb

O Plano de Atividades para os 3 dias foi elaborado conjuntamente entre as Equipas Técnicas da Delegação de Valença e Areosa e a responsável pedagógica do CEIA, atendendo aos interesses e sugestões dos participantes.

De louvar o profissionalismo, alegria e boa disposição de toda a equipa de suporte do CEIA que trabalham connosco de forma dinâmica e interativa e a hospitalidade da comunidade envolvente que foi aproveitando para «dois dedos de conversa».

Segundo opinião de todos os participantes esta atividade revelou-se muito positiva, permitindo incentivar a cooperação dos vários intervenientes, proporcionar momentos de convívio e descontração facilitadores da interação social, promover competências de autodeterminação e desenvolver a autonomia dos participantes quer a nível pessoal como social.   

Já temos saudades mas para o ano há mais…