48º ANIVERSÁRIO

 
Mensagem da Direção

 

No dia 13 de maio de 1972 a APPACDM, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental abria portas na cidade de Viana do Castelo.

Durante estes 48 anos, a instituição ramificou a sua atuação e assumiu-se como IPSS de âmbito distrital para a área de deficiência, tendo criando as seguintes respostas sociais:


13 Centros de Atividades Ocupacionais;
11 Lares Residenciais e de apoio;
4 Centros de Formação Profissional;
1 Centro de Emprego protegido;
1 Centro Educacional;
1 Centro de Recursos para a Inclusão;
Participação na Equipa Local para a Inclusão

Diversos Projetos nacionais e internacionais, com destaque para uma rede de parceiros, entre os quais se destaca a iniciativa Erasmus+, com projeção e contactos permanentes com instituições do Reino Unido, da Irlanda, da Estónia, da Letónia, da Roménia e muitos outros, com quem no passado e atualmente esta instituição se tem relacionado, desenvolvido e crescido.

Em 2009 submeteu-se a um dos maiores desafios da sua história, tendo visto o seu reconhecimento de qualidade numa norma europeia da mais elevada exigência.
A norma EQUASS – European Quality in Social Services, conferiu-lhe, também em 2015, o nível II - “Excellence”.

Dá apoio, direta ou indiretamente, a mais de um milhar de pessoas e respetivas famílias.

Em tempo de grandes desafios, quiçá em momento de uma das maiores crises da humanidade, esta instituição é interpelada a uma enorme capacidade de resiliência.
Durante este período de confinamento, por causa da pandemia COVID-19, tem mantido 6 dos seus Lares Residenciais em funcionamento 24/24 horas, procurando garantir, durante este período, a maior segurança, carinho e bem-estar a 90 dos seus utentes sem enquadramento ou com frágil enquadramento familiar.

No seu 48º Aniversário, a direção da APPACDM de Viana do Castelo vem, muito reconhecidamente, desejar os parabéns e agradecer a todos quantos, direta ou indiretamente, contribuem para o desenvolvimento e sucesso desta importante família.

Pretende, também, agradecer todo o empenhamento e a elevada qualidade técnica dos seus colaboradores que, mesmo em período de pandemia, têm sabido estar à altura, em momentos de enorme responsabilidade.

Aqui fica um agradecimento à tutela pelo apoio constante.

Para além disso, é nosso dever, uma palavra de gratidão a todas as Câmaras Municipais do distrito de Viana do Castelo, assim como restantes parceiros institucionais e empresas que nos têm apoiado.

Uma palavra de conforto para as famílias que, apesar das suas vicissitudes, possam encontrar na APPACDM uma resposta para os seus anseios.
Em nome da Direção da APPACDM de Viana do Castelo

 

A Direção

Luiz Carlos Teixeira da Costa

 

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo (Engº José Maria Costa).

 48 aniversario

agenda modulo bottomlivro reclamacoes red

plano de contingencia