"Maios" - Unidade de Viana do Castelo

O primeiro dia de Maio é uma tradição no Minho, os Maios, que se reconhece através da recolha de flores, nomeadamente a giesta, que são colocadas à porta de cada casa.

Quer seja para receber a primavera, ou para afastar o mau-olhado, a Unidade de Viana do Castelo, agora situada em Areosa, associou-se a esta tradição, que vem dos tempos bíblicos e também ornamentou as suas portas com flores.

 

       maios unidade viana 1a thumb   maios unidade viana 2 thumb   maios unidade viana 3a thumb

 

---------------------------------------

Aproveitamos para vos dar a conhecer e partilhar o texto da Lenda dos Maios:

"Segundo a lenda do Alto Minho, Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime...

A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa.

Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto.

Talvez resultado desta lenda, hoje em dia ainda é possível observar em algumas zonas do nosso país, a colocação de ramos de giestas em flor, ou até mesmo coroas feitas de ramos de giestas, conjuntamente com outras flores e enfeites coloridos, nas portas e janelas das casas ou nos automóveis, na noite de 30 de Abril para 1 de Maio."

EB de Vila Nova de Anha

unidade viana castelo2web

 

agenda eventos praias 2021

 

livro reclamacoes red

 

 

 

 

plano de contingencia