Olympics4All

APPACDM de Viana do Castelo realiza demonstração de circuito em cadeira de rodas no Olympics4All

A Semana Europeia de Desporto com Olimpíadas Intergeracionais em Vila Nova de Cerveira contou com a participação de 10 equipas para o Olympics4All, participando nesta iniciativa um total de 320 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos e 60 ou mais anos.

Os atletas eram oriundos de Portugal, Espanha e França, estando unidos pela promoção da atividade desportiva e pela consolidação da relação já existente entre os concelhos geminados, na vertente desportiva e social.

Durante o decorrer da semana do Olympics4All a competição entre as várias equipas abrangeu as modalidades de futebol, natação, atletismo, basquetebol e jogos tradicionais da petanca, malha, jogo da corda e jogo da bilha.

thumb olympics4all
thumb olympics4all2

Como forma de potenciar o convívio, o intercâmbio cultural e sensibilizar para a dificuldade das pessoas que se deslocam em cadeira de rodas, a APPACDM de Viana do Castelo foi convidada a participar no dia 7 de Setembro, através da realização de um circuito de treino de mobilidade em cadeira de rodas.

Todas as equipas participaram no circuito de acessibilidade em cadeira de rodas, tendo sido especialmente sensibilizados os elementos mais jovens. Todo o percurso marcado teve o cuidado de demonstrar a dificuldade da pessoa que se desloca em cadeira de rodas, tendo por isso contemplado a necessidade de transpor uma barreira, aceder a uma caixa multibanco, subir e descer uma rampa, perceber a diferença entre um piso liso e outros tipos de pisos, contornar obstáculos e realizar manobras de rotação com deslocamento.

No final desta iniciativa os participantes foram unânimes em reconhecer que participar no percurso para cadeira de rodas que a APPACDM de Viana do Castelo desenhou lhes mostrou as dificuldades que sentem as pessoas que se deslocam em cadeira de rodas, muitas das dificuldades por que passaram ao realizar este percurso passavam até agora desapercebidas e são situações tão simples ou tão complicadas como depararem-se com escadas, não conseguirem aceder a um multibanco ou terem de atravessar uma rua com passeios sem desnível.

logo olympics4all

 

 Mais informações obre este evento aqui.

 

user 5 3

canal de denuncia   livro reclamacoes red  manual praticas artisticas 1  Palno anual com fundo   FACEBOOK grande azul claro