Exposição de trabalhos: "Imaginário"

Exposição de trabalhos: IMAGINÁRIO de 23 outubro a 01 de novembro
Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo

QUOTIDIANO E IMAGINÁRIO

Uma desconstrução do estigma

O CCAM (Centro Cultural do Alto Minho) sempre pugnou pela divulgação de Arte e Artistas, ao longo dos seus mais de 30 anos de existência. A qualidade, inovação, valor intrínseco, é o seu conceito.

A relação humana com a criatividade, transformada em comunicação com o mundo, com o próprio, e com os outros, numa estética transmutada do belo e do feio, é o que nos traz, esta extraordinária Exposição, em colaboração com a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) e seus clientes.

Esta é uma Exposição de Artistas criadores em toda a extensão do termo.

O estigma face à doença e particularmente face à doença mental e à deficiência mental, pode ser demolidor para os doentes,  suas famílias, envolventes e amigos. Não só o preconceito, com enviesadas ideias prévias, e estereótipos, minimizam um certo número de seres humanos, como os reduzem à condição de incapazes, inúteis, inábeis, de baixa consciência, emoções e desempenho.

Esta exposição pretende argumentar o contrário. Mostra o que de melhor se faz num sentir estético e emocional requintado. Máscaras, pinturas, de uma destreza e habilidade manual, e uma profundidade do sentir, e expressar, que nos faz emocionar, querer ver mais, perceber mais, e reconfigurar ideias feitas.

Não confinado às salas de Instituições, que já sabem o que valem, e se deleitam a ver, (e a lamentar que outros não se apercebam da riqueza humana ali contida), estamos, agora, abertos ao público, nesta parceria da APPACDM, CCAM, SCMVC (Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo), APSMVC (Associação de Psiquiatria e Saúde Mental de Viana do Castelo),  contribuindo para a divulgação do tanto que é pensado, feito, e emocionado, em espaços fechados,  num quotidiano que se pretende cada vez menos à parte, e mais integrado.

Convidamo-vos a refletir, em conjunto, o que constitui a sociedade, todos nós, com o sofrimento, solidão, doenças e fragilidades, mas também com esta consciência do estar vivo, participar, intervir e criar.

A Presidente do CCAM
Luísa Quintela

Exposição de trabalhos: "Imaginário" Exposição de trabalhos: "Imaginário" Exposição de trabalhos: "Imaginário" Exposição de trabalhos: "Imaginário" Exposição de trabalhos: "Imaginário"

user 5 3

Palno anual com fundo    manual praticas artisticas 1     livro reclamacoes red     plano de contingencia      FACEBOOK grande azul claro