Projeto “Praias sem Barreiras”
PDF - PROJETO PRAIAS SEM BARREIRAS
“A atitude Terapêutica como elemento facilitador na abordagem e prestação do serviço."
“O ir e sentir as sensações do banho do mar, usufruindo desse momento."
Apresentamos o Vídeo de divulgação do Projeto
"Água como meio facilitador de novas experiências favorecendo o relaxamento e privilegiando a socialização.”
Projecto pioneiro em Portugal, na praia do Cabedelo em Viana do Castelo,
em Julho de 1999.
Do projecto faz parte um equipamento, o ”Tiralô®”, designado por alguns como um anfíbio, pois tanto anda no mar como na terra. A sua apresentação em Portugal foi nas jornadas “Mer et Handicap”, na “Exposição Universal de Lisboa” (EXPO 98), por Brigitte Berckmans e Ramon Espi.
O ”Tiralô®” foi criado por Robert Gigliot e foi executado num centro de ajuda pelo trabalho (CAT de Jurançon) e mais tarde adaptado pelo hospital “Marin de Hendaye” em França.
Recebeu a medalha de Bronze, pela Comissão Europeia, na categoria de inserção social em 1995, através do projecto Hélios II. Foi-lhe concedido o prémio do “Prix du Loisin”, no “Salon Autonomie” em 1996.
Em Maio de 1999 o ”Tiralô®” foi apresentado, em Viana do Castelo, pela equipa técnica de Hendaye em conjunto com o seu criador. Nessa altura foi assinado um protocolo com a Câmara Municipal e a APPACDM de Viana do Castelo, protocolo esse que se mantém ainda hoje.
Projecto de parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo, entidade financiadora e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) que organiza e supervisiona através da sua equipa de Terapeutas.
O objectivo consta em organizar a acessibilidade à praia e ao banho, criando infra-estruturas e equipamentos específicos, facilitando o acesso a todas as pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a qualidade de vida usufruindo em pleno dos benefícios do meio aquático.
Os destinatários são pessoas com mobilidade reduzida, temporária ou não, pertencentes a instituições públicas, privadas ou a titulo particular.
A equipa que intervém directamente no projecto “Praias sem Barreiras” é constituída por um terapeuta responsável pelo serviço e três ou quatro voluntários sendo estes angariados em estabelecimentos de ensino superior nas áreas de saúde e educação.
Em 2005 foi introduzido um novo espaço no projecto, praia da Amorosa.
Viana do Castelo, 28 de Outubro de 2005
INSCREVE-TE COMO VOLUNTÁRIO para 2021